De um ano para o outro, dentre as cinco principais fornecedoras de materiais esportivos de clubes de futebol, Adidas e Nike aumentaram a dist”ncia para as concorrentes. Ambas, juntas, passaram a patrocinar 74 equipes a mais do que na temporada anterior, enquanto Puma, Umbro e Lotto seguiram praticamente estagnadas.
A conclusão consta em pesquisa feita pela Jambo Sport Business, nova agência de marketing esportivo, comandada por Idel Halfen. Em 2012, um universo de 1.587 times de 116 países foi analisado, entre os quais as 60 primeiras nações do ranking da Fifa e as 20 com maiores Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. A lista dos cinco primeiros não se alterou, mas os dois primeiros ganharam espaço.
A Adidas pulou de 205 clubes patrocinados em maio de 2011 para 268 em fevereiro de 2012. A Nike subiu menos, de 159 para 170, mas suficientemente para se afastar da terceira colocada, a Puma, que regrediu de 125 equipes para 118 neste ano. A Umbro também caiu, de 109 para 92, e a Lotto se manteve praticamente igual, com 57 times no ano passado e 58 agora.
As áreas de atuação, separadas por continentes, revelam diferenças na estratégia de cada marca. Nike, Puma e Umbro estão mais concentradas na Europa, enquanto a Lotto se divide entre Europa, Ásia e, com menor intensidade, América do Sul. O continente no qual o Brasil está situado, inclusive, chama atenção por reter pouca participação dessas fabricantes.
O levantamento da Jambo também dividiu as companhias entre as equipes oriundas de países que melhor estão classificados pela Fifa. Nesse caso, a Nike é aquela com maior quantidade de times patrocinados, parceira de 23 desses times, e a Adidas vem em segundo, com 22. No ano passado, a pesquisa também foi feita por Idel Halfen, porém a serviço da Global Sports Network (GSN), também agência de marketing esportivo.