Após negociar com empresas interessadas em gerir redes de franquias, cada um à sua maneira, Palmeiras e Fluminense aguardam a aprovação da Adidas para que o negócio prossiga. A fornecedora de materiais esportivos alemã, entretanto, ainda nem sequer se reuniu com os clubes, e esse desencontro está gerando insatisfação.
Na equipe carioca, havia encontro agendado entre a cúpula tricolor e Fernando Basualdo, presidente da Adidas no Brasil, para a última quarta-feira (19). A reunião foi desmarcada, e até agora ainda não foi encontrada nova data para que a negociação aconteça. Esse desencontro irritou dirigentes, que vêm se sentindo prejudicados.
Por parte do Palmeiras, haverá conversa entre Arnaldo Tirone, presidente alviverde, e o principal executivo da empresa alemã no país, mas novamente ainda não foi encontrada data compatível com a agenda de ambos os nomes. Desse modo, em ambos os times de futebol, o assunto franquias está totalmente paralisado.
Todo esse impasse para marcar as reuniões entre dirigentes e executivos, tanto no Fluminense quanto no Palmeiras, ainda deverá ser apenas o primeiro dos obstáculos a ser enfrentado. Há desconfiança de que a Adidas, para seguir um padrão adotado em todo o planeta, vá dificultar a cessão da gestão das franquias para outra empresa.
“A Adidas trabalha no mundo inteiro, e em nenhum lugar ela permite que marcas que ela patrocina sejam sublicenciadas, a menos que ela mesma faça a gestão”, explica fonte intimamente ligada a esse mercado ouvida pela Máquina do Esporte. “Como a Adidas Brasil vai explicar na Alemanha que sublicenciou o negócio a terceiros?”.
A fabricante de materiais esportivos foi procurada pela reportagem, via assessoria de imprensa, na última quinta-feira, mas não respondeu aos questionamentos até a conclusão desta matéria. O Palmeiras aguarda por um posicionamento para assinar contrato com a Meltex, e o Fluminense, para finalizar o processo de escolha da franqueadora.