A Adidas e a Parley for the Oceans divulgaram as primeiras camisas criadas com resíduos práticos retirados dos oceanos. As vestimentas foram utilizadas no último fim de semana por Bayern de Munique, em jogo contra o Hoffenheim, no último sábado, e serão usadas pelo Real Madrid na partida contra o Sportin Gijón, no próximo dia 26.
“É um prazer participar dessa jornada com a Adidas. Como todas as nossas ações derivam dos oceanos, é muito importante que a gente faça o que puder para salvá-los. Usar o conjunto feito a partir de resíduos reciclados é uma oportunidade fantástica para conscientizar sobre a necessidade de proteger e preservar nossos oceanos. Eu sei que isso é o começo de algo muito especial”, afirmou o meia Xabi Alonso, do Bayern de Munique.
Feitas a partir de detritos de plástico marinho e com impressões ambientalmente amigáveis e a base de água, a camisa do time espanhol é inteiramente branca, enquanto a do Bayern é inteira vermelha, com os escudos dos clubes e as três listras da marca de material esportivo.
“Por ter crescido no Rio de Janeiro, sempre estive próximo do oceano e tenho muitas memórias boas de brincar na praia quando criança. É incrível fazer parte desse projeto e saber que o clube que eu amo está fazendo a diferença para ajudar a manter os oceanos limpos”, afirma o lateral Marcelo, do Real Madrid.
O Ocean Plastic usado nas camisas foi criado a partir de resíduos plásticos de poluição marinha interceptados pelas ações de limpeza feitas pela Parley em áreas costeiras das Maldivas, no Oceano Índico. Para confirmar o compromisso com os oceanos, os dois clubes e patrocinadores concordaram em não ter os logos visíveis para tornar as camisas o mais sustentável possível.
A vestimenta contém uma fita atrás do pescoço com a mensagem “For the Oceans” e um rótulo da parceria Adidas e Parley.