Adidas e Nike iniciaram neste ano uma batalha de declarações pela liderança mundial no futebol. A celeuma começou com a empresa americana, que anunciou em fevereiro que havia destronado a rival, primeira colocada do segmento nas últimas cinco décadas. Os alemães responderam em nota oficial e contestaram essa análise de mercado. A explicação para o antagonismo é que ambos se baseiam em avaliações com par”metros diferentes. A Nike considera ter se tornado líder mundial em futebol porque considera o faturamento total das companhias do setor. Para isso, teve peso determinante a aquisição da Umbro, que a companhia fechou em 2007 ? a negociação consumiu US$ 582 milhões. No terceiro semestre fiscal de 2009, a Nike registrou superávit de US$ 496,9 milhões, com incremento superior a US$ 250 milhões em comparação com o lucro do mesmo período na temporada anterior. A Adidas contestou a liderança da Nike, inicialmente, com o argumento de que a rival não havia apresentado números que justificassem a mudança de posição. Nesta semana, em Johanesburgo (África do Sul), a empresa alemã adicionou um fator à discussão: a presença da Umbro. ?Como marca, a Adidas ainda é líder no futebol. Pode comparar a Adidas com qualquer outra rival isoladamente. O que acontece é que eles somaram a Umbro?, disse Thomas van Schaik, diretor de relações públicas globais da empresa alemã. A ideia de comparar as marcas isoladas também exclui do faturamento da Adidas os números da Reebok, comprada pela companhia em 2005.