Historicamente, as realizações do marketing esportivo no Brasil são direcionadas para os próprios brasileiros. Mas isso pode estar mudando. A Adidas já apresenta indícios de que é possível disseminar figuras brasileiras que são patrocinadas por ela, levando-as a nível internacional.
A última ação de marketing da empresa alemã neste sentido foi lançar a nova camisa da seleção de seu país inspirada no Flamengo, do qual é fornecedora de material esportivo. A roupa, que será o segundo uniforme da equipe nacional na Copa do Mundo, é idêntica à do clube carioca, listrada horizontalmente em vermelho e preto.
E não se trata de mera coincidência. A associação alemã de futebol (DFB, sigla no idioma local), divulgou o artigo com os dizeres “sua camisa para o Rio”, em alusão à cidade-sede do Flamengo. Em uma única iniciativa, portanto, a Adidas valorizou dois de seus grandes ativos.
Com isso, a marca de sportswear dá importante um passo para projetar o time da Gávea no exterior, um de seus desejos ao anunciá-lo como parceiro no patrocínio mais valioso da história do esporte nacional. O negócio gira em torno deR$ 35 milhões anuais.
Esta, contudo, não é a primeira vez em que a Adidas aproveita seus aportes brasileiros no cenário internacional. Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres-2012, a companhia europeia estreitou a relação com Bia e Branca Feres, gêmeas do nado sincronizado.
Garotas-propagandas globais da Adidas, as atletas sequer obtiveram índice para disputar a competição, porém viajaram à capital inglesa enviadas pela própria patrocinadora. Na ocasião, a dupla gravou reportagens e promoveu encontros entre esportistas.