“A marca das três listras” sempre foi o slogan que resumiu a Adidas. Desde os Jogos Olímpicos de Pequim, porém, que a fabricante alemã está “órfã” de suas listras em Olimpíadas por uma imposição do Comitê Olímpico Internacional, que vetou o uso das listras no ombro dos uniformes. Para Simon Cartwright, vice-presidente da companhia, porém, a situação foi benéfica para a Adidas, que teve de mudar o posicionamento na principal competição esportiva do mundo.
“Ter as três listras sempre foi um jeito fácil de comunicar a sua marca. Sem elas, tivemos de repensar o jeito de promover a marca nos eventos. Atualmente nós temos a associação com a Stella McCartney para a confecção dos uniformes do time do Reino Unido e também fizemos um monte de ações para contar a história de outros times patrocinados por meio da nossa marca”, afirmou Cartwright em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
A estilista Stella McCartney, filha do músico Paul McCartney, foi a responsável pelo design dos uniformes utilizados pela delegação brit”nica nos Jogos. As roupas têm sido um sucesso de vendas para a empresa, ampliando a participação no mercado brit”nico, de acordo com Cartwright.
Segundo o executivo, também, outro “benefício” do fim das três listras nos uniformes foi a mudança na forma de a Adidas se comunicar com o consumidor, que segundo ele está muito mais presente nas mídias sociais do que antes.
“Estamos muito mais bem orientados em relação aos meios digitais. Temos usado muito mais o Twitter e o Facebook. Talvez tudo isso tenha feito com que nós tenhamos interagido muito mais com os consumidores do que se estivéssemos apenas com as três listras nas camisas dos atletas”, completou.
Em Londres, a Adidas baseou toda a sua campanha usando inscrições para o Twitter. O mote da campanha é o #takethestage, ligando diretamente frases alusivas às competições olímpicas com o tipo de comunicação usado nas redes sociais.
* O repórter viaja a convite da Adidas