A proibição da agência Relevent de organizar nos Estados Unidos o jogo entre Girona e Barcelona, válido pela LaLiga, motivou a agência de marketing esportivo a entrar na Justiça americana contra Fifa e US Soccer.
A Relevent decidiu acionar as duas entidades com base na legislação antitruste. No entendimento da agência, US Soccer e Fifa trabalharam ilegalmente para impedir que o jogo do Campeonato Espanhol fosse disputado em solo americano.
“Este boicote privou os fãs de futebol internacional da oportunidade de participar de eventos oficiais da temporada nos EUA e é uma flagrante violação antitruste”, afirmou o texto enviado pela Relevent às autoridades, segundo a agência Reuters.
Situação gerou até um abaixo-assinado on-line por parte da LaLiga (Foto: Divulgação / LaLiga)
O jogo entre Girona e Barcelona deveria acontecer em janeiro deste ano. Mas um entrave entre LaLiga, Federação Espanhola e Fifa impediu sua realização. A Relevent fechou com a liga espanhola um acordo de 15 anos para representar os negócios da entidade nos EUA. Como primeira atitude, haveria um jogo da temporada no país, a exemplo do que fazem as principais ligas americanas em outros locais. A recusa gerou até uma petição on-line pedindo a liberação da partida em Miami.
LEIA MAIS: Para internacionalizar marca, LaLiga fará partida inédita nos EUA
LEIA MAIS: Presidente da Fifa critica ideia de jogo da LaLiga nos EUA
LEIA MAIS: Federação espanhola veta jogo do Barcelona nos EUA
LEIA MAIS: LaLiga cria abaixo-assinado para torcedores por jogo nos EUA
LEIA MAIS: Barcelona desiste de disputar partida da LaLiga nos EUA
No processo, a agência diz que a entidade americana usou uma determinação do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que diz que “as partidas oficiais da liga devem ser disputadas dentro do território da respectiva associação-membro”.
“A Federação de Futebol dos EUA continua a ser delinquente em sua responsabilidade de promover o crescimento do futebol. Ao invés disso, protege os resultados do seu parceiro de negócios, Soccer United Marketing, o braço de marketing da Major League Soccer”, declarou Daniel Sillman, executivo-chefe da Relevent.