Pular para o conteúdo

Agência vê amistoso de Corinthians como “case”

Amistoso teve patrocínios adquiridos em poucos dias Quão complicado pode ser a realização de um evento esportivo no Brasil, mesmo quando se conta com o…

Amistoso teve patrocínios adquiridos em poucos dias

Amistoso teve patrocínios adquiridos em poucos dias

Quão complicado pode ser a realização de um evento esportivo no Brasil, mesmo quando se conta com o Corinthians como protagonista? Para a agência Dello Sport, a dificuldade foi alta, ainda que se considere bem-sucedida nessa empreitada. Pouco menos de um mês depois do amistoso realizado, a empresa comemora os resultados.

Para o sócio-diretor da agência, Ricardo De Mauro, a partida entre Corinthians e Portuguesa, realizada em janeiro, foi um case no marketing esportivo brasileiro, criado com algumas dificuldades extras. “Mesmo com o pouco tempo para a organização do evento, nós conseguimos realizar um projeto completo”, afirmou.

O tempo, citado por De Mauro, foi o primeiro problema enfrentado pela agência para a realização do amistoso. Até o dia 10 de Janeiro, só havia a confirmação da data, mas sem a garantia da participação da televisão.

Depois disso, a empresa ainda teve que esperar o tempo de preferência dado aos patrocinadores dos dois clubes na aquisição dos espaços comerciais. Somente na sexta-feira, dia 13, a Dello Sport pôde ir ao mercado: a partida era na quarta-feira seguinte, dia 18.

Ainda assim, a ida da agência ao mercado não era livre. A Dello Sport não poderia fechar com nenhuma empresa que fosse concorrente de algum patrocinador dos clubes ou das publicidades no Sportv, que fez a transmissão da partida. “Isso limitou nossa busca. Não poderíamos apresentar proposta para bancos, telefonias, montadoras de automóveis, cursos de idiomas, material esportivo entre outras”, contou De Mauro.

A solução encontrada pela agência foi focar o segmento varejista, que não havia concorrentes. A primeira empresa que fechou, no entanto, foi a Sucos Camp, única patrocinadora de times que fechou para o amistoso; a empresa dá suporte à Portuguesa. Fecharam o pacote as Lojas Seller e a Dicico.

Para a Dello Sport, a Dicico merece destaque por melhor ter utilizado as propostas de ativações oferecidas pela agência. A loja de material de construção fez um concurso cultural no Twitter para que seus clientes ganhassem ingresso para a partida e ainda escolhessem uma criança para entrar com os jogadores em campo, o que estava previsto no contrato assinado.

“Nós ficamos satisfeitos com o resultado. Houve exposição das marcas, com ações de relacionamento e ativações realizadas. Com essa aposta, tivemos três dias no mercado, mas, no fim, tivemos 100% dos objetivos alcançados, com lucro no evento para os participantes”, finalizou Ricardo de Mauro.