O contrato com o norte-americano Jon Jones, anunciado oficialmente nesta semana, pode não ser o único do circuito de artes marciais mistas (MMA) UFC com um atleta. Segundo o agente do novo patrocinado, o evento também apoiará o holandês Alistair Overeem.
Overeem, 31, é holandês e compete nos pesados. Ele é o único lutador da história a ter títulos mundiais concomitantes de MMA e kickboxing.
A última luta disputada pelo holandês no UFC aconteceu em dezembro do ano passado, quando Overeem venceu Brock Lesnar. Ele tem confronto agendado para 26 de maio, no UFC 146, contra o brasileiro Júnior Cigano.
No início de 2012, contudo, Overeem foi flagrado em um exame antidoping. Ele tinha índice de testosterona 14 vezes superior ao encontrado em um ser humano, e chegou a ser chamado por Dana White, presidente do UFC, de “grande idiota”.
O julgamento de Overeem acontecerá ainda em abril. “Será a maior luta da minha carreira”, definiu o holandês. Exatamente por isso, o contrato com o UFC não será anunciado oficialmente antes de os tribunais omitirem um parecer sobre o caso.
Por enquanto, Jones segue sendo o principal patrocinado pelo UFC. Ele usará roupas com a marca do circuito no próximo sábado, quando lutará contra Rashad Evans. Isso chegou a irritar o rival.
“Ninguém será favorecido por causa desse contrato. O UFC não tem esse tipo de gente. Pelo que eu sei, Alistair Overeem vai usar roupas do UFC também. O agente dele é o mesmo de Rashad Evans. Portanto, tenho certeza que, se ele quisesse, também poderia usar o material”, disse Malki Kawa, agente de Jones, em entrevista coletiva.