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Ambev patrocinará futebol pernambucano

Ambev patrocinará futebol pernambucano

Gustavo Franceschini e Priscila Bertozzi em São Paulo - SP Publicado em 13/01/2009, às 16h00

O Campeonato Pernambucano de 2009, iniciado no último fim de semana, terá o patrocínio da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). A parceria já foi acertada com a federação local, mas ainda aguarda a assinatura dos clubes para entrar em vigor. O contrato deve render cerca de R$ 1 milhão à entidade. Esse valor seria repassado em cotas de R$ 100 mil para os ?grandes? e R$ 50 mil para as equipes de menor expressão que disputam o Estadual nesta temporada. Os números, porém, ainda não foram confirmados. ?O aval já foi dado. O valor ainda não foi definido, eu só fiquei sabendo de números pela imprensa. Eles ainda vão comunicar oficialmente os clubes e avisar quanto cada um deles irá receber?, afirma Carlos Frederico, vice-presidente de marketing do Sport. O negócio, no entanto, quase naufragou após a interferência da Coca-Cola. A marca de bebidas chegou a flertar com o Santa Cruz para um acordo semelhante ao oferecido pela Ambev. A oferta poderia ser estendida a outros clubes, mas o projeto não seguiu adiante. Sem querer entrar em conflito com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o clube postergou o acerto para o fim do campeonato, previsto para o mês de maio. O contrato com a Ambev também autoriza a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos disputados com chancela da FPF. A medida causou polêmica e já provocou a reação do deputado estadual Alberto Feitosa (PR), que se prepara para entrar na Justiça contra a decisão da entidade nesta quarta-feira. Segundo o parlamentar, o acordo é um ?retrocesso? para o futebol local. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proíbe o consumo de bebidas em partidas dos torneios organizados por ela desde o ano passado. ?A FPF legisla sobre todos os campos durante o Pernambucano. Ela fez um acordo com a AmBev e está liberando o consumo de cervejas no estado. Isso foi firmado com a federação e todos os clubes. Cada clube vai receber uma cota de patrocínio?, diz Nivaldo Brayner, vice-presidente de marketing do Santa Cruz.