A reabertura do estádio Independência, pertencente ao América-MG e reformado pelo governo de Minas Gerais no último ano, depois de muitos adiamentos, irá acontecer no próximo dia 25 de abril. A data da reinauguração foi anunciada em coletiva de imprensa feita na última quarta-feira, e ela fará com que o departamento de marketing da equipe mineira acelere os preparativos para o evento.
Existe a intenção de organizar uma partida amistosa contra um clube estrangeiro, provavelmente oriundo de algum país vizinho do Brasil na América do Sul, mas ainda não há absolutamente nada definido. Os mineiros têm de achar um adversário que tenha alguma ligação com a própria história, que possua espaço no calendário naquele dia e que tenha interesse em vir ao Brasil. Tudo em 20 dias.
“Nós fomos comunicados na tarde de ontem e temos de fazer o planejamento todo para o amistoso, que faz parte da comemoração pelo centenário. Como está muito em cima, depende da disponibilidade, mas vamos correr contra o tempo e não temos dúvida de que faremos um jogo bem legal”, garante Olímpio Naves, membro do conselho administrativo do clube e responsável pelo marketing.
A reinauguração do Independência foi chamada durante o encontro na última terça de “início de uma nova era” para o futebol mineiro. Com o Mineirão fechado para obras em função da Copa do Mundo de 2014, a arena do América-MG passará a ser a principal para receber partidas em Belo Horizonte. Até agora, tanto os proprietários quanto Atlético-MG e Cruzeiro tiveram de rumar para o interior do Estado.
A obra no estádio está 98% concluída, restantes apenas a instalação de lona plotada na fachada, finalização do piso do estacionamento, detalhes das instalações elétricas e hidráulicas, vidros das duas torres e pintura. Depois de concluídas essas etapas, a gestão passa à Arena Independência, empresa constituída para gerir o local, que poderá personalizar determinadas partes, como os camarotes.