Encerrado o Campeonato Mineiro, o América-MG, novo vice-campeão estadual, concentra-se na criação de um programa para sócios-torcedores. O desenvolvimento de uma ação nesse sentido, que complementa os esforços recentes para aproximar a torcida do clube, dependia da reinauguração do estádio Independência, feita em abril.
“O América-MG já teve sócio-torcedor no passado, mas era uma coisa embrionária. Agora começamos do zero e fizemos uma grande pesquisa com clubes que tem mais ou menos o mesmo perfil do América-MG, tanto no Brasil quanto na Argentina”, conta Olímpio Naves, membro do conselho administrativo da equipe e responsável pelo marketing.
Quem está incumbido de desenhar esse projeto são as agências ACE, de marketing esportivo, e Filadélfia, de publicidade. A primeira é responsável pela concepção da proposta, enquanto a segunda, com participação menor nesse caso, fica com a criação das peças publicitárias que serão usadas para divulgar a campanha e atrair sócios.
Espera-se que nesta semana ambas as agências apresentem aos gestores da equipe mineira um protótipo do programa de associação, para que eles façam alterações, aprovem ou reprovem. Tão logo essa fase estiver concluída, o lançamento oficial será planejado, e a estimativa mais otimista prevê que isso aconteça durante a Série B.
O sócio-torcedor é considerado um calcanhar de Aquiles das três principais equipes mineiras na atualidade. Como o fechamento do Mineirão para obras levou América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro para jogos fora da capital Belo Horizonte, nenhum dos três teve condições de emplacar um programa de filiação nas últimas temporadas.