Pesquisa do Ibope-Repucom, feita com mil internautas entre 16 e 29 anos, mostrou que o Barcelona é o time estrangeiro com maior torcida no Brasil, com 25% das preferências. Os jovens também citaram outros clubes de ponta da Europa, como Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Bayern de Munique.
Embora abarque um universo pequeno dentro do mercado nacional, o levantamento mostra que o futebol do velho continente já desperta paixões por aqui. Em parte, isso é resultado da exposição contínua dos europeus, que contam com transmissão nos canais fechados e até cobertura da Liga dos Campeões também na TV aberta.
Os clubes brasileiros, por sua vez, mostram apatia generalizada com a renovação da torcida. Ainda confiam mais na manutenção dos fãs pela herança genética do que em ações para atrair crianças e jovens.
Se esse processo continuar, é possível que, em uma ou duas gerações, os jovens brasileiros sejam adeptos de clubes de fora e passem a desprezar o Brasileirão. Entre as classes mais abastadas, isso já acontece.
Os grandes times da Europa já se atentaram à importância de ter fãs pelo mundo. Isso atrai uma nova fonte de renda: os patrocínios regionais. Alguns já assinaram até acordos para o mercado brasileiro. Ou seja, uma empresa que poderia patrocinar Corinthians ou Flamengo preferiu vincular sua marca e valores a Barcelona ou Real Madrid.
Os clubes brasileiros, deveriam se atentar a isso: os patrocínios tendem a minguar quando você não oferece mais uma legião de consumidores.