Faltam cem dias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, agora, será inevitável: o assunto da mídia, torcedores e patrocinadores será o evento. E, para as empresas, o desafio será se destacar na multidão.
O problema foi enfrentado também durante a Copa do Mundo. Em meio aos excessos de empresas que se vestem de verde e amarelo, é difícil para o público comum identificar quem são os patrocinadores. Para isso, o tempo faz diferença.
Não é por acaso que algumas companhias martelam o aporte olímpicos há bastante tempo, ainda que sejam exceções. É o caso do Bradesco, que tem usado o aporte em comunicação e em eventos, e da Nissan, que tem usado seu time de atletas até em lançamento de carro.
Time de atletas, por sinal, tem sido uma estratégia comum para diversas empresas, mas isso não significa que o uso deles tenha sido constante até o momento. Ainda assim, serve como amostra de como algumas marcas vão se posicionar durante o evento.
Com cem dias para o evento, quem tem interesse em se comunicar por meio dos Jogos não poderá mais hesitar. Até o momento, existe um tom negativo ao falar do evento, envolto às desconfianças de sua organização. Além disso, o momento político vivido pelo país tem polarizado os meios de comunicação.
Mas, na proximidade dos Jogos, já tem sido inevitável a virada de chave. Basicamente, chegou a hora de falar sobre o evento. E, para os patrocinadores, há também um pouco da responsabilidade em tornar a agenda do Rio 2016 cada vez mais positiva. Essa é a hora de lembrar do quão excitantes serão as histórias a serem contadas em agosto.