Há três notícias nesta sexta-feira que deixam claro como os clubes brasileiros têm se mostrado mais preocupados em promover um evento aos seus torcedores, mesmo que nem sempre isso aconteça no mesmo dia da partida oficial.
Cruzeiro, Fluminense e Corinthians vão promover, em diferentes níveis, programas que chamarão os torcedores para mais próximo dos clubes. E isso nem sempre precisa render uma fortuna, como o time de Minas Gerais deixou claro.
É um contraponto a uma iniciativa do Palmeiras (precisamente da WTorre) quando quis promover uma partida nos telões do Allianz Parque e, para isso, pensou em cobrar R$ 80 a entrada. O que deveria ser uma oportunidade do palmeirense comum conhecer a nova arena teria se tornado em mais um abismo para a instituição. Teria, porque o evento nunca saiu do papel.
Em 2011, o São Paulo abriu as portas do Morumbi para apresentar o atacante Luís Fabiano. Cerca de 45 mil pessoas apareceram para celebrar um ídolo e o time do coração. Uma ferramenta poderosa no processo de popularização da equipe.
Se o foco for monetizar, talvez colocar os eventos em dias de jogos valorizasse o produto principal. De maneira muito simples, é o que fará o Corinthians. Ao abrir as portas de seu estádio para a transmissão da Copa América, o clube cria mais um motivo para o torcedor comparecer.
Em tempos de baixa média de ocupação e arenas com enormes déficits, talvez seja esse o caminho para mudar esse cenário de arquibancadas vazias, ainda comum no Brasil.