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Análise: Como os clubes ativaram marcas na pandemia

André Stepan, da Horizm, conta como 12 times de futebol do Brasil ativaram suas redes sociais nesse período

André Stepan - São Paulo (SP) Publicado em 15/06/2020, às 07h02 - Atualizado às 10h02

Imagem Análise: Como os clubes ativaram marcas na pandemia

Trabalhar em clube de futebol é uma grande e eterna pressão.

Em quase oito anos de Corinthians, como gerente de comunicação e de conteúdo, vivi isso intensamente. A cobrança é diária e vem por todos os lados. Atuando por outra empresa desde fevereiro, não tive o desafio de enfrentar os inúmeros problemas infelizmente gerados pela Covid-19 em uma agremiação esportiva, mas de fora não há como não perceber nitidamente os esforços de boa parte dos times brasileiros, de Norte a Sul, para entregar conteúdo de boa qualidade e, consequentemente, exposição aos patrocinadores.

Se compararmos com o conteúdo gerado pelos gigantes europeus, na maioria dos casos, há o que se melhorar. No entanto, por trás das ações dos "estagiários", como os torcedores chamam carinhosamente os produtores de conteúdo, existe uma série de entraves e processos internos complicados, além de pouquíssima infraestrutura. Não é uma comparação justa. O caminho aqui é inverso: valorizar a superação de todos os problemas com a criatividade e a boa qualidade de material que está sendo publicado nas redes sociais dos clubes brasileiros, compensando em parte a visibilidade perdida dos patrocinadores com a ausência de jogos e treinos.

De casa, passei por todas as regiões do país e visitei 12 clubes (nove da Série A, dois da Série B e um da Série C) durante o mês de maio.

Em todos os casos, independentemente da estrutura e das condições financeiras – e no mercado interno há bastante diferença entre os times –, temos ótimos exemplos de conteúdo digital produzido, além do que já estava previsto em contrato, para engajar a torcida e dar exposição aos patrocinadores. Dá uma olhada:

Flamengo –Lançamento de uniforme (Adidas); Spinning Sportsbet, com treino físico dos jogadores; Torneio de PES da MRV; cartela de patrocinadores nas lives; comercial Total, ativação em lives Brahma; Total no Jogo de 7 erros; MRV em Fla Faces; minuto a minuto no Twitter na reprise da final da Libertadores 2019, com posts expondo patrocinadores (como a Wix.com); máscaras de proteção facial MRV; e Live do Mengão pelo Circuito Brahma.

Palmeiras – Lançamento linha culture da Puma; live semanal Crefisa/Palmeiras no canal do patrocinador no Instagram; Desafio PES; vídeos "TOP 5 Momentos Crefisa/FAM", com momentos históricos da parceria; ativação Ambev – Palmeiras, com entrega grátis no Zé Delivery e cupom de desconto; vídeos com alunos da FAM perguntando e jogadores respondendo; ação de doação de amendoins da Mendorato para instituições de caridade; e Congresso on-line de Ciências do Futebol com a FAM.

Santos – Lançamento do novo uniforme (Umbro); Top 5 Unicesumar, com vídeos de melhores jogadas de ídolos do Santos; Kicaldo que foi, com vídeos de goleadas históricas; Sabores América Latina (Kicaldo), com posts de receitas; Conduzindo Heróis, uma entrega para Segaia – Mitsubishi, com vídeos com relatos e orientações de profissionais de saúde sobre a Covid-19; Copa Magnus de Embaixadinhas, com um desafio entre alunos da rede Meninos da Vila; Quiz Amazing Thailand, com vídeos de perguntas e respostas sobre o país; e Receita Kodilar/Natural Life, com receitas on-line.

Cruzeiro – Apresentação virtual do técnico Enderson Moreira, com exposição de patrocinadores; inserção das marcas de todos os patrocinadores nas lives com atletas; thread de agradecimento aos patrocinadores no Twitter; minuto a minuto da reprise da final da Libertadores de 1997, com entrega aos patrocinadores nas peças; ação com o PES 2020; e campanha de doação de máscaras de proteção facial em parceria com a Saudali.

Bahia – Sempre com exibição de patrocinadores, realizou: #AVozDoEsquadrão (concurso de música com torcedores); BBB... MP! (paródia do BBB, da Globo); live com o presidente do clube e com os jogadores; posts das escolhinhas de futebol; divulgação do podcast e testemunhais dos patrocinadores; anúncio de reprise de jogos; venda de ingressos virtuais; e posts de interação. Em ações exclusivas, ativou: Credcesta na eleição de melhor das reprises), Canaã Alimentos em uma campanha de arrecadação e doação, Torneios de FIFA e PES; e Brahma com Quis nas redes sociais e desconto pelo App.

Sport – Lançamento do novo uniforme (Umbro); Jogo dos Sonhos (1987 x 2008), com exposição de patrocinadores durante toda a ação; Liga do Leão (campeonato de PES); entrega de donativos, em parceria com a JBS Veículos; ativação Brahma em lives e também com entrega grátis no Zé Delivery e cupom de desconto; inserção das marcas dos patrocinadores nos vídeos e transmissões ao vivo.

Ceará – @LivedoVozão Brisanet; #LiveShow do Vozão com Forró Real, com inserção de todas as marcas dos patrocinadores; Desafio Ypióca "Que Gol Foi esse?"; Desafio Alubar "Emoji"; Desafio Límpica "Encontre o Jogador"; Desafio Krona "Quem é o Jogador?"; campanha com a Unimed para cuidados preventivos à Covid-19; e ação "Gol de Ouro" com a Unimed, em que Fernando Prass e Rafael Sóbis fizeram surpresa para um profissional de saúde.

Grêmio – Lançamento do novo uniforme (Umbro), com destaque para todos os patrocinadores na campanha; Torneio PES Betsul com presença de atleta; ativação em lives Brahma; Campanha da Unimed para cuidados com a Covid-19; e vídeos gravados e lives na Grêmio TV, com exposição dos patrocinadores.

Athletico –Torneio de camisas Umbro, com enquetes e descontos especiais on-line para a camisa campeã; Desafio Copacol, com embaixadinhas; Torneio Havan de FIFA; Cozinha Copacol, com vídeo de receita apresentado por personalidade do clube; Receita Copacol, com post de receita Copacol; transmissão ao vivo de treinos físicos dos atletas em casa com exposição de patrocinadores; e distribuição de máscaras de proteção facial em formato drive-thru com exposição de patrocinadores.

Avaí – Lançamento da nova camisa (Umbro); posts de interação com grande destaque a patrocinadores; vídeos da TV Avaí sempre com as assinaturas de todos os patrocinadores; campanha com dicas de prevenção e de empatia em tempos de coronavírus realizada com a WOA; e campanha "Avaí Divulga" para exibir empreendedores locais.

Goiás – Sempre com exposição de todos os patrocinadores, diversos tipos de conteúdo foram produzidos e publicados. Entre os principais, estão: ação social de arrecadação e distribuição de alimentos e mantimentos; Baú Esmeraldino, com jogos do passado e exposição de patrocinadores; Lives com entrevistas exclusivas; vídeos gravados com o andamento das obras na arena; Material Kids temático do clube; Torneios de PES E FIFA; challenges com jogadores e torcedores; Quadro semanal "Verdão de Casa"; e Top Five gols.

Paysandu – Vídeos de profissionais de saúde do Paysandu com mensagens de conscientização para o uso de máscaras de proteção facial, com exposição de patrocinadores da área de saúde; Palavras cruzadas, em parceria com a ReinaFarma; "Onde está a taça?", com exposição da ALUBAR; "Quem é esse jogador?", com patrocínio da Betwarrior; Desafio da Lógica com a Esamaz; ação de divulgação do App do Banpará; e entrega de pães aos abrigados do Mangueirão, em parceira com a farinha de trigo Mirella.