Em levantamentos de audiência na Máquina do Esporte, é comum torcedores palmeirenses reclamarem dos dados apresentados: os números da TV aberta não representariam a realidade, já que o torcedor do time rechaça a Rede Globo. Se por acaso a Turner estava contando com esse sentimento dos fãs, certamente se decepcionou com o banho de realidade que a última rodada promoveu neste último final de semana. A emissora aberta permanece soberana.
LEIA MAIS: Globo “sufoca” Esporte Interativo com Palmeiras na TV aberta
Um levantamento promovido pelo portal UOL, na terça-feira (1º), mostrou que a falta de exclusividade derrubou a audiência do Esporte Interativo. Quando Palmeiras e Internacional se enfrentaram pelo primeiro turno, o time paulista não tinha ainda um acordo com a Globo para a transmissão em TV aberta do Brasileirão. O canal da Turner, então, exibiu o duelo entre os times com exclusividade e conseguiu seu índice mais alto até aqui, com 5,6 pontos de audiência. No último final de semana, as equipes voltaram a duelar, mas dessa vez o confronto foi exibido pelo Globo. O resultado foi um Ibope de apenas 1,2 ponto para o canal fechado.
LEIA MAIS: Palmeiras, enfim, assina com a Globo para o Brasileirão
Os dados comprovam a força do hábito de consumo dos torcedores, acostumados e inclinados a assistirem aos jogos de seus times na maior emissora do país, a Globo. A história de torcida que não gosta da emissora é algo para alguns fanáticos, uma parcela claramente insignificante.
Os dados também mostram a importância da Globo, que penou para ter os jogos do Palmeiras. O duelo contra o Internacional rendeu 19 pontos de audiência para a emissora, o pior índice já registrado no atual Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a exposição da equipe foi mais de três vezes maior em relação ao jogo do primeiro turno, considerando apenas o mercado de São Paulo, o mais importante para a equipe paulista.
O terceiro ponto que vale ressaltar é o quanto é difícil a estratégia da Turner. Palmeiras x Internacional deveria ser um dos jogos mais importantes para a emissora no Brasileirão, algo comprovado com o recorde do primeiro turno. No entanto, quando a Globo entra na jogada, o canal perde totalmente o protagonismo. O ponto único na audiência é muito pouco para quem investiu tanto no Campeonato Brasileiro.
Na próxima rodada, a Turner volta à programação mais normal, com o direito sobre o duelo entre Bahia e Athletico Paranaense, partida exclusiva do canal. Enquanto isso, o Palmeiras estará de volta à Globo, em jogo contra o Atlético Mineiro. E a conclusão é de que não tem sido fácil a vida de uma nova emissora na transmissão do Brasileirão.