A ausência do Maracanã como casa do futebol do Rio de Janeiro na atual temporada pode nos levar a uma das mais fantásticas histórias de uma disputa de Campeonato Brasileiro nos últimos tempos por uma equipe.
Vice-líder da competição, o Flamengo tem conseguido uma proeza a cada partida. Em qualquer canto do Brasil, o Rubro Negro tem conseguido colocar gente no estádio e mostrar que, de fato, o Flamengo é um dos poucos clubes que pode se orgulhar de ter torcedor em cada canto do país.
Mais do que isso, cada novo jogo em uma nova cidade representa uma nova chance de trabalhar a expansão da marca do clube num novo mercado.
Isso acarreta numa oportunidade ímpar que o Flamengo tem de faturar com a disputa da competição.
Desde que o futebol se modernizou no Brasil, não houve qualquer trabalho de expansão nacional da marca de um clube. Fala-se muito em projeção internacional dos clubes, quando nenhum deles sequer sabe como trabalhar suas marcas para todo o país.
O Flamengo tem a chance, pela força de não poder jogar no Maracanã, de começar a mudar essa história. O clube tem tido a capacidade de lotar ou pelo menos encher bastante cada estádio em que vai atuar fora do Rio.
Paralelamente, o Flamengo tem feito ações para sócios e, também, tentado mapear quem é o torcedor que se espalha de Norte a Sul. É um começo.
Afinal, já em novembro o Maracanã volta a ser a casa rubro-negra.