Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Análise: Líderes fazem a diferença

Documentário The Playbook é uma aula sobre liderança

Arthur Borelli - Especial para a Máquina do Esporte* Publicado em 07/10/2020, às 07h56 - Atualizado às 07h59

Imagem Análise: Líderes fazem a diferença

O documentário "The Playbook - Estratégias para Vencer" foi um dos assuntos mais comentados dos últimos dias. Conteúdo rico, repleto de ensinamentos e pensamentos, com provocações interessantes, que nos fazem sair do lugar comum. Ele é cativante e apresenta "regras" fundamentais para se alcançar sucesso, uma aula de motivação com alguns dos maiores técnicos do mundo como 'Doc' Rivers (NBA), Jill Ellis (futebol feminino), José Mourinho (futebol masculino), Patrick Mouratoglou (tênis) e Dawn Staley (WNBA). É um prato cheio para os amantes do esporte, e um banquete para gestores e para os que vivem dentro do esporte.

Ao longo dos cinco episódios, conceitos e exemplos apresentados por diversas óticas. Das inúmeras lições que a série traz, o ponto principal é a mensagem clara, mas difícil de ser entendida por muitos: o sucesso não vem da noite para o dia. Conquistas são frutos também de fracassos e decepções, e uma palavra precisa ser sempre lembrada: resiliência. Tão evidente nas histórias dos grandes do esporte, a resiliência está presente no dia a dia dos treinadores, hoje enormes, mas que já experimentaram todos os momentos do esporte.

Documentário "The Playbook" traz, entre outros, o treinador da NBA Doc Rivers - Foto: Reprodução Netflix

Quantos treinadores possuem histórias incríveis como aquelas? Quanto conhecimento poderia ser dividido? Quantos ficaram no "lugar comum" pela falta de protagonismo ou reconhecimento, mas que transformaram vidas de crianças e jovens? Quantos ajudaram a formar ídolos e viram nascer heróis?

No dia 15, celebramos o Dia do Professor. Lembro de quando eu sonhava ser um atleta de alto rendimento, um atleta olímpico, e da importância dos meus treinadores. Hoje, como executivo do esporte, lembro de grandes líderes que também foram importantíssimos. Que tal aproveitar a data para relembrar daqueles que nos ajudaram a chegar onde chegamos? E vou além. Não custa pegar o telefone e ligar. Bons líderes estão abertos a aprender o tempo todo, sabem ouvir e também transmitem segurança. Líderes fazem a diferença.

Tanto no esporte, quanto na vida, aprendizados e desafios superados nos fortalecem, nos fazem melhores. Para isso, é fundamental amar o que se faz. Se ainda não viu, assista a "The Playbook". É conteúdo para uma agradável reflexão. Quem sabe, uma ação. Mas, com certeza, motivação e inspiração.

* Arthur Borelli é CEO da Think Sports