Presenciar um grande evento esportivo pelo mundo é sempre uma experiência produtiva para quem trabalha na área. Há uma semana, tive a oportunidade de estar em Berlim durante a Maratona 42ª Maratona da cidade e, ainda que a presença não tenha sido profissional, algumas boas impressões foram marcantes.
A grande questão é que existe um enorme envolvimento da cidade com o evento. Por um fim de semana, era claro que o local só pensava na corrida, que reuniu cerca de 40 mil pessoas nas ruas da capital alemã. Entre as pessoas que corriam ao ar livre e as publicidades, a Maratona estava em toda parte.
Além da tradição, havia algo que claramente fortalecia o evento em Berlim: a Maratona não estava restrita à prova principal. No sábado, na região do Portão de Brandemburgo, o clima era tão agitado que parecia a chegada dos quenianos vencedores do dia seguinte. Mas não. Era uma prova com adolescentes, seguida de uma corrida de patins que empolgava o público.
Berlim se cercou de eventos oficiais. Há, por exemplo, um encontro que celebra a literatura sobre corrida de rua, com a presença de autores que abordam o assunto. Ioga, café da manhã e até uma competição de desenho para crianças fazem parte da programação.
Nas ruas, era comum ver os corredores com a mochila do kit, obrigatória para quem queria usar o guarda-volumes, e o casaco oficial da prova, feito pela Adidas. Na linha de chegada, festa com a patrocinadora Erdinger, que espalhou bares no local; cerveja é o Gatorade do alemão.
Uma verdadeira festa, sem nenhuma complexidade aparente.