O movimento feito pela Gatorade de aproveitar o período de pré-temporada para ações de patrocínio traz consigo um conceito interessante de como uma marca pode se aproveitar de um patrocínio para transmitir a mensagem sobre seu produto.
No esporte de alto rendimento, o período que o futebol vive agora é um dos mais importantes do ano. Na construção de uma base sólida nos treinos pré-competição pode surgir o time campeão daquele ano.
É também a hora em que a ciência mais entra em campo para auxiliar o trabalho humano. E, naturalmente, para uma empresa que tenta aplicar a ciência para o esporte, a Gatorade precisa usar esse momento para que a sua mensagem seja transmitida.
O patrocínio à pré-temporada é a forma que ela tem para se apropriar da chance de contar uma história para o consumidor entender e perceber a importância da marca.
Aqui no Brasil, as empresas decidem seus patrocínios pensando muito mais na exposição que elas vão ter do que na mensagem que ela pode transmitir para o consumidor.
Sem entender que o patrocínio é a chance de a marca ir além na hora de se comunicar com o consumidor, as empresas no Brasil acabam atrelando sua presença no esporte à chance que a marca tem de aparecer.
Isso é um dos motivos pelos quais os patrocínios geralmente são efêmeros. Sem buscar maior valor na relação além da aparição na mídia, as empresas precisam achar outro caminho para falar com o público.
O esporte é uma ótima chance de contar histórias. As marcas precisam começar a perceber melhor isso.