A parceria entre São Paulo e Copa Airlines tem se mostrado um case de sucesso no mundo do marketing esportivo. A companhia aérea panamenha ganhou visibilidade no Brasil, mesmo sem contar com exposição de logo no uniforme, enquanto o clube do Morumbi conquistou mais uma fonte de receita.
Na semana passada, a associação chegou a outro patamar com o lançamento da primeira aeronave da Copa Airlines envelopada com as cores e o escudo do São Paulo. Tal estratégia não chega a incomodar o torcedor rival. Um corintiano, presente no voo, brincou que iria esconder dos amigos que estava naquele avião.
Outras ações desenvolvidas durante a viagem, porém, não tiveram o mesmo sucesso. Um dos membros da tripulação pegou o microfone e cantou o hino do São Paulo, incomodando passageiros de outras torcidas.
No final do voo, foi pedido que os são-paulinos colocassem o boné do clube para posar com o ídolo Cafu, presente na viagem. O problema é que havia poucos torcedores paramentados, e corintianos e palmeirenses se irritaram. Alguns se esconderam atrás dos bancos para não aparecer na imagem, causando constrangimento inclusive ao ex-jogador. Um passageiro disse que faria reclamação contra a companhia aérea.
Se ganha mercado com exposição nas redes sociais do São Paulo, a Copa Airlines terá que tomar cuidado para não se tornar uma companhia aérea vinculada apenas a um clube de futebol. Afinal, como disse Emerson Sanglard, gerente regional de mercado para a América do Sul da empresa, a ideia é “vender passagens também para corintianos, palmeirenses e santistas”.