Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Análise: Sócio Digital do Bahia quebra paradigmas com bom início

André Stepan, da Horizm, mostra o potencial da nova estratégia do clube soteropolitano

André Stepan - São Paulo (SP) Publicado em 26/08/2020, às 08h00 - Atualizado às 11h00

Imagem Análise: Sócio Digital do Bahia quebra paradigmas com bom início

Após se destacar nos últimos anos com campanhas de comunicação e marketing em uma série de causas nobres e inclusivas, o Esporte Clube Bahia deu mais um passo inovador no futebol brasileiro. Com o objetivo de monetizar o conteúdo, enriquecer a própria base de dados e se aproximar dos torcedores que não frequentam a Itaipava Arena Fonte Nova, o clube lançou o Sócio Digital em julho. Ao fim do primeiro mês, os baianos celebram os números e a aceitação inicial: são quase 10 mil associados no novo programa.

Com valores acessíveis (R$ 7,90 por mês para sócios estatutários e R$ 9,90 para não-sócios), o aplicativo Sócio Digital oferece uma enorme variedade de conteúdo que, além do convencional (melhores momentos, bastidores, entrevistas exclusivas, etc), apresenta desde uma série para o público infantil (“Esquadrãozinho”) até cursos com conteúdo acadêmico da Universidade do Bahia.

Sócio Digital foi lançado em julho e já conta com cerca de dez mil assinantes - Foto: Reprodução

Aproveitando as alternativas de baixo custo que se popularizaram durante a pandemia, o Sócio Digital também produz lives diferentes todos os dias. No primeiro mês, foram mais de 100 horas de conteúdo ao vivo. Em destaque aqui, uma quebra de paradigma no futebol brasileiro: a democratização de uma plataforma própria do clube com a internalização de opiniões independentes e, muitas vezes, críticas. Todas as segundas-feiras às 20h, por exemplo, vai ao ar o “Corneta da Fonte”. No programa, o “estagiário” do Bahia comanda o bate-papo com quatro influenciadores. Como não há censura, a diretoria, a comissão técnica e os (as) atletas podem ser criticados.

Além de muito conteúdo, o Sócio Digital também oferece uma série de benefícios. Os associados têm desconto na loja Esquadrão e em mais de 40 outros estabelecimentos, como bares, restaurantes, cursinhos pré-vestibular, livros, manutenção automotiva, serviços laboratoriais, hospedagem, petshop, roupas, produtos de decoração, entre outros.

Para consolidar o lançamento e os primeiros passos do programa, o Bahia também precisou quebrar outros paradigmas. O clube deixou de priorizar a publicação em vídeo para a sua expressiva audiência de mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais para atrair público ao aplicativo. A razão deste passo inovador é primeiramente a monetização do conteúdo; e a meta ao fim do primeiro ano de vida do app é igualar o montante que a equipe recebe do pay-per-view.

Além da monetização direta do conteúdo, a disrupção também é uma tentativa do Bahia de enriquecer a sua própria base de dados. Nas redes sociais, o clube não é o dono das informações dos seguidores das suas páginas (as plataformas são) e tem acesso limitado às mesmas. No mundo do esporte, em que as empresas investidoras têm muitas dificuldades para encontrar boas bases de dados, este pode ser um passo importante do Bahia para se aproximar ainda mais do mercado e gerar receita.

Por fim, e tão importante quanto os itens anteriores, o Bahia já usa o Sócio Digital para aproximar os torcedores que não necessariamente frequentam a Fonte Nova. Com um preço baixo, o oferecimento de benefícios fora do estádio e especialmente a abertura de espaço para opiniões dos fãs, e veiculação de conteúdo produzido pelas embaixadas espalhadas por todo o Brasil, o clube fica cada vez mais perto de sua grande massa.

O Sócio Digital é recém-nascido, mas já chama a atenção de outras agremiações. O Ceará é o próximo a lançar o seu programa e os dois clubes já planejam ações conjuntas nos aplicativos. O barulho e os dados iniciais são promissores. Ainda é cedo para cravar o sucesso do projeto, mas, cá entre nós, o Bahia tem uma imensa chance de marcar mais um golaço.