A emissora francesa Canal+ comprou briga com todo o esporte espanhol. Tudo por causa de uma animação veiculada pela TV, protagonizada por um boneco idêntico ao tenista Rafael Nadal.
Na peça, que tem duração de 57 segundos, o personagem percebe que o combustível de seu carro está acabando. Então, para em um posto, entra na loja de conveniência, bebe uma garrafa de água de abastece o automóvel com a própria urina.
O carro passa a se locomover com uma velocidade enorme, e a animação termina com a seguinte mensagem: “Os atletas espanhóis não vencem por acaso”.
A insinuação de uso de doping é envolvida por brasões de entidades espanholas de diversas modalidades. O presidente da federação de tênis (RFET, na sigla em espanhol), Jose Luis Escañuela, já avisou em seu perfil no serviço de microblogs Twitter que vai processar o Canal+.
A RFET também emitiu nota de “repúdio às insinuações nocivas e inadmissíveis” feitas no vídeo.
Além das insinuações, a federação se apega ao uso indevido de sua logomarca para acionar judicialmente o Canal+. Outras entidades esportivas espanholas ainda não se pronunciaram oficialmente, mas devem seguir o mesmo caminho.
Veja aqui o vídeo do Canal+.