Pular para o conteúdo

Apenas Limeira usa imagem de atletas na seleção

Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira, com atletas do Brasília A convocação da seleção brasileira de basquete, divulgada pelo técnico argentino Rubén Magnano na última…

Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira, com atletas do Brasília

Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira, com atletas do Brasília

A convocação da seleção brasileira de basquete, divulgada pelo técnico argentino Rubén Magnano na última sexta-feira (17), revelou a presença de vários atletas que integram o Novo Basquete Brasil (NBB), elite brasileira na modalidade. Mas quase nenhum clube encontrou uma maneira de “ativar” essa novidade nos negócios.

O Winner/Limeira empresta à seleção nacional os jogadores Diego e Vitor Benite, recém contratado, e o técnico Demétrius Ferracciú, que integra a comissão técnica da equipe brasileira. A princípio, é o único clube a usar a imagem dessas figuras para fazer negócio. O treinador, curiosamente, é o foco das ações de marketing.

“Já usamos as imagens do Diego e do Demétrius, que é nosso carro-chefe, por ser um treinador novo e campeão, muito identificado com nossa cidade, nas negociações de patrocínio”, afirma Denis Fernando, assessor de comunicação do Limeira, responsável na temporada passada por captar empresas interessadas em aportes.

Para o início desta semana, o clube paulista já agendou reunião com a Market-in, agência de marketing esportivo contratada no último mês para gerir o departamento de marketing da equipe, com o intuito de decidir como as convocações serão exploradas nos negócios. A empresa terá de encontrar mais formas de ativá-las.

“Temos mesmo de pensar mais nessa ativação, porque hoje o clube só pensa em captar recursos e esquece de fazer ações para promover os jogadores que estão surgindo”, avalia Marcelo Vido, gerente de marketing e negócios do Minas Tênis Clube. A equipe mineira, com um atleta convocado à seleção, ainda avalia possibilidades.

Raulzinho, armador do Minas, foi chamado para integrar o elenco nacional, mas ainda não se sabe se irá continuar em Minas ou partir para o basquete europeu. Enquanto o atleta não estiver com o contrato devidamente renovado por mais uma temporada, pelo menos, afirma-se que não há razão para apostar na imagem dele. 

O Itabom/Bauru, por fim, ainda não sabe bem como trabalhar com a imagem de Larry Taylor. Na verdade, nem mesmo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) tem certezas sobre a participação do norte-americano, pois a convocação foi efetuada antes que a naturalização do jogador tenha sido de fato realizada.

“Tudo é válido para agregar valor, quem sabe trazer patrocinadores, mas ainda não fechamos nada”, conta Juliana Poli, diretora de marketing do Bauru. Outros clubes brasileiros com atletas convocados – Uniceub/BRB/Brasília, Pinheiros/Sky e Flamengo – não atenderam às chamadas da reportagem até o fechamento deste texto.

Confira, abaixo, a lista dos convocados com atuação no Brasil:

Armadores
Nezinho – Uniceub/BRB/Brasília
Raulzinho – Minas Tênis Clube
Vitor Benite – Winner/Limeira
Larry Taylor – Itabom/Bauru

Alas
Marcelinho – Flamengo
Alex – Uniceub/BRB/Brasília
Arthur – Uniceub/BRB/Brasília
Diego – Winner/Limeira
Marquinhos – Pinheiros/SKY

Pivôs
Douglas Nunes – Itabom/Bauru
Guilherme Giovannoni – Uniceub/BRB/Brasília