A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) será uma das patrocinadoras nacionais da Copa do Mundo de futebol de 2014, sediada no Brasil. A instituição comprou a quinta cota local do torneio.
Anteriormente, a Copa do Mundo de 2014 já havia fechado com o banco Itaú, a seguradora Liberty, a empresa de alimentos Nestlé (que usará a marca Garoto) e com a escola de idiomas Wise Up. Há apenas mais uma vaga entre os patrocinadores locais.
A cota de patrocínio local dá às marcas o direito de usar comercialmente o selo de parceiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Além disso, os apoiadores que figuram nesse patamar têm direito a espaços para ativação e publicidade estática nas arenas do evento.
Outra propriedade associada à cota local é a criação de espaço exclusivo para hospitalidade no interior dos estádios. A Apex, que também patrocina a Fórmula Indy, costuma usar o camarote na categoria automobilística para levar empresários brasileiros e turbinar a geração de negócios.
A Apex patrocina a Fórmula Indy desde 2009. Na temporada passada, segundo cálculo da agência, a categoria ajudou a criar relações com 400 companhias estrangeiras e gerar US$ 897 milhões em faturamento para empresas nacionais.
A possibilidade de investir na Copa do Mundo de 2014 foi apresentada à Apex pela Team Spirit, que intermediou o negócio com a Fifa. O valor do aporte não foi revelado.