O patrocínio mais longevo do futebol brasileiro chegou ao fim nesta quarta-feira. Após 15 anos de parceria, a Unimed Rio anunciou que deixará o Fluminense.
Em comunicado oficial, a empresa afirmou que a decisão aconteceu após “uma revisão na estratégia de marketing”. A Unimed exaltou o período vitorioso do clube durante a parceria, com títulos do Campeonato Brasileiro, do Estadual do Rio de Janeiro e da Copa do Brasil.
A Unimed fechou com o Fluminense no momento mais complicado da história do clube. A equipe carioca disputava a Série C do Campeonato Brasileiro em 1999. Já no ano seguinte, conseguiu o acesso à divisão principal graças a criação da Copa João Havelange. Em 2002, o clube voltou a ser campeão carioca.
Nesse período, a seguradora afirma que a exposição da marca ajudou a empresa a atingir a liderança do mercado no Rio de Janeiro.
Em novembro deste ano, o clube já havia admitido à Máquina do Esporte que o patrocínio com Unimed deveria sofrer alterações em uma possível renovação. Em situação financeira mais frágil, a seguradora havia avisado que haveria uma redução de valores. Mas, no novo patamar de negociação, não houve acordo entre as duas partes.
A parceria, no entanto, não andava bem. Neste ano, o presidente da Unimed Rio, Celso Barros, chegou a dar declarações fortes insinuando o fim do patrocínio. O incômodo era com a falta de diálogo com Peter Siemsen, presidente do Fluminense desde 2010, sobre questões da equipe. Em 2013, o time chegou a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro e foi salvo graças ao caso Héverton, pelo STJD.
Fica a dúvida, no entanto, quanto à situação do clube no momento. A parceria entre time e seguradora não era apenas financeira, ela arcava com os custos das maiores contratações do time nos últimos anos. Atualmente, nomes como Fred e Diego Cavalieri estão associados à empresa.