No próximo dia 8 de junho, completará duas décadas desde que brasileiro Gustavo Kuerten surpreendeu o mundo do tênis e conquistou o torneio de Roland Garros pela primeira vez. Hoje, mesmo após tanto tempo, Guga mostra no início do torneio de 2017 que seu prestígio entre mercado e público permanece intacto.
Talvez o maior exemplo do quanto Kuerten permanece significativo no mundo esportivo é o acordo do ex-tenista com a Peugeot. A companhia francesa, que patrocina Roland Garros, já havia feito comerciais com o brasileiro e o sérvio Novak Djokovic no último ano, mas agora resolveu dar ainda mais destaque ao atleta aposentado.
Sem Djokovic, a Peugeot anunciou um time atletas, que mescla nomes promissores com tenistas mais famosos, casos de Jamie Murray e David Ferrer. Kuerten, por outro lado, foi “promovido” no grupo; a empresa o transformou em “mentor” da equipe.
Outro claro sinal de prestígio do brasileiro foi o lançamento de mini-documentário sobre a conquista de Kuerten em 1997. O vídeo, que chama a vitória do brasileiro de “lendária”, tem 20 minutos e foi produzido pela Federação Francesa de Tênis.
Gustavo Kuerten se manteve em alta no mercado publicitário desde sua aposentadoria, com aportes de marcas como Itaú e Lacoste. Em 2016, ficou marcado pela transmissão da Globo durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e seu carisma terminou reciclado entre os torcedores brasileiros.
O apelo ao mercado não é por acaso, como explicou à Máquina do Esporte o principal responsável pela gestão comercial do ex-tenista, Luciano Faustino. “Existe uma empresa, com sete pessoas, focadas 100% no Guga. Nosso diferencial é receber e ajudar os patrocinadores a criar campanhas e ativações para as marcas”, contou o executivo.
Ao longo de Roland Garros 2017, a agenda será cheia para Kuerten. A Lacoste, por exemplo, fará um almoço em homenagem ao ex-tenista, com direito a bolo azul e amarelo, as cores usadas na conquista que completa duas décadas. Já o CEO da Peugeot fará uma clínica com o brasileiro. Antes da partida decisiva deste ano, haverá mais homenagens da federação francesa.
Especificamente no dia 8 de junho, a ponte de Santa Catarina e o Cristo Redentor ficarão nas cores azul e amarela para relembrar o título de 1997. A iniciativa também partiu da federação francesa, em negociação com órgãos brasileiros.