Depois da saída da Adidas, a Nestlé foi a segunda patrocinadora a anunciar sua saída da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). A gigante suíça justificou sua saída pelos escândalos de doping e gestão que começaram a assolar a entidade a partir do ano passado. Para a empresa, tais incidentes “poderiam prejudicar a imagem da empresa”.
O anúncio da Nestlé finalizou a parceria “com efeito imediato”. “Essa decisão foi tomada à luz da publicidade negativa associada a acusações de corrupção e doping no esporte feitas contra a Iaaf”, afirmou o comunicado oficial soltado pela empresa, que ainda tinha um ano de contrato de patrocínio com a federação de atletismo.
A multinacional era uma das financiadoras do programa atletismo para crianças que a Iaaf promoveu nos últimos quatro anos. A decisão da empresa põe em xeque o financiamento do projeto social que consistia em estabelecer práticas esportivas e hábitos saudáveis a milhões de jovens em todo o mundo.
Segundo dados da Iaaf, um total de 15 milhões de menores já participaram das atividades desenvolvidas em 76 países. Neste ano, o programa iria beneficiar 3 milhões de jovens.
Nos últimos meses, a Iaaf tem enfrentado a maior crise de imagem de sua história. Lamine Diack, o ex-presidente, está preso na França desde dezembro. O dirigente é acusado de receber propina para acobertar casos de doping.
Uma Comissão Independente da Wada (Agência Mundial Antidoping) investigou a sujeira na Iaaf e determinou o afastamento da Rússia de todas as competições do atletismo, incluindo a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. O país foi acusado de encobrir casos, extorquir atletas, pagar subornos e destruir provas sobre o consumo de drogas proibidas.
Além de Adidas e Nestlé, que saíram, os demais patrocinadores da Iaaf são Canon, Toyota, Seiko, TDK, TBS e Mondo.