A PepsiCo sofreu um novo revés em seu planejamento de marketing. Depois do jogador de futebol inglês David Beckham, a tenista russa Maria Sharapova decidiu encerrar o contrato de patrocínio que tinha com a fábrica de bebidas. Beckham havia rompido o acordo com a Pepsi no fim do ano passado. O meia recebia US$ 3,5 milhões (R$ 7,7 milhões) anuais para anunciar a marca, mas seu estafe julgou ser maléfica a associação da imagem de um atleta a uma companhia de refrigerantes. Sem especificar se teve a mesma motivação, Sharapova também rompeu com a Pepsi. A tenista russa foi a primeira representante da marca em sua modalidade. Pelo contrato, que havia sido assinado em 2007, ela recebia US$ 1 milhão (R$ 2,2 milhões) por ano e participava de campanhas publicitárias dos produtos Pepsi, Gatorade e Tropicana. ?Não existe uma razão particular para essa decisão, com as duas partes decidindo seguir seus próprios caminhos. Nós aproveitamos a parceria e desejamos o melhor para ela?, disse Huw Gilbert, porta-voz da PepsiCo em Nova York. Diante das duas perdas, a boa notícia para a PepsiCo nesta semana foi um acerto com o meia brasileiro Kaká. O jogador do Milan substituirá Beckham e será protagonista das próximas campanhas do grupo.