A Copa do Mundo gerou um aumento na venda de ingressos online no Brasil. Para 2015, a FutebolCard, que comercializa entradas para jogos pela internet, prevê um aumento na comercialização do segmento entre 10% e 15%, atingindo valores próximos a 9 milhões. Em 2014, a empresa negociou 8 milhões de entradas para jogos de futebol no país.
“A Copa do Mundo ajudou a mostrar que a internet veio para ficar. Todo o processo de compra de ingressos era feito via web. Aos poucos, o torcedor vai percebendo que os ingressos para os grandes eventos serão comercializados pelo meio online”, afirmou Robson Oliveira, sócio-diretor da FutebolCard.
A empresa hoje atua em quase todos os Estados que disputam a Série A do Brasileiro, com acordo com Internacional (espaço Premium do Beira-Rio), Figueirense (Orlando Scarpelli), Avaí (Ressacada), Coritiba (Couto Pereira), Palmeiras (Allianz Parque), Flamengo, Fluminense e Vasco (para jogos no Maracanã ou Engenhão), Cruzeiro e Atlético-MG (Mineirão) e Sport Recife (Ilha do Retiro).
Por ora, são os palmeirenses os torcedores que mais adquirem seus bilhetes pela internet. Segundo a empresa, quase 80% dos ingressos para o Allianz Parque são vendidos pelo meio online. A ideia da empresa é aumentar esses números nos demais locais.
“Os paulistas são mais objetivos, não querem perder tempo. Já o público do Rio e de Recife não têm o mesmo hábito”, afirma Oliveira.
Segundo a empresa, menos de 10% do público pernambucano compra ingresso pela internet. No Rio, esse índice é de 30%.
“A venda antecipada facilita para todo mundo, porque inibe a atuação de cambistas e cadastra o torcedor que está no estádio, facilitando para a segurança. Mas ainda há torcedores que preferem comprar as entradas em cima da hora”, acrescentou o executivo.
No caso do Palmeiras, os sócios Avanti também têm a opção de comprar o ingresso nas casas lotéricas. A tendência é que o serviço seja expandido para outras torcidas.