O esc”ndalo de doping que cassou os títulos conquistados por Lance Armstrong na Volta da França e o baniu para sempre do ciclismo ainda não teve efeitos no trabalho comercial do norte-americano. Inicialmente, patrocinadores se colocaram ao lado do atleta.
Foi isso que fez, por exemplo, a Nike. A fornecedora de material esportivo atualmente é a principal patrocinadora de Armstrong, que está prestes a completar 41 anos e se aposentou no ano passado do ciclismo de estrada.
“A Nike pretende seguir apoiando Lance e a Lance Armstrong Foundation, que ele criou para ajudar pessoas com c”ncer”, disse a companhia de material esportivo em comunicado oficial assinado por Maria Remuzzi.
Armstrong foi acusado pela agência antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês) de usar EPO (eritopoietina). Como desistiu de se defender, foi considerado culpado e perdeu conquistas como os sete títulos na Volta da França e o bronze dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.
“Nossa parceria segue sem mudanças”, disse Paul Chibe, presidente da cervejaria Anheuser-Busch, que é patrocinadora da fundação Livestrong, em entrevista à rede norte-americana ABC.
A empresa de alimentos Honey Stinger, outra patrocinadora da Livestrong, também já disse que manterá o acordo. A fabricante de bicicletas Trek e a Oakley ainda estão analisando o que fazer diante da punição a Armstrong, mas ambas devem seguir com o norte-americano.
No último fim de semana, Armstrong participou de uma prova de mountain bike em Aspen, nos Estados Unidos, e falou com a imprensa depois do evento. “Ninguém precisa chorar por mim. Eu vou ficar bem”, limitou-se a dizer o atleta.