O Araldite/Joinville, time de basquete catarinense, foi surpreendido na última quinta-feira (30). Após vencer as três últimas edições do Campeonato Sul-Brasileiro, a equipe foi excluída da competição. As federações de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná decidiram eliminar o time da disputa por pertencer ao nível nacional, e podem complicar a relação entre clube e patrocinadores.
“Durante a negociação, listamos tudo o que fizemos e iríamos fazer na próxima temporada”, explica o diretor do Joinville, Luis Silva, à Máquina do Esporte. “O nosso acordo com o patrocinador, que já vai para o terceiro ano, foi feito de acordo com a visibilidade gerada nesse torneio, então [a exclusão] irá nos prejudicar porque foi acordado que participaríamos e que teríamos grande chance de vitória”.
Por parte do clube, ainda não há um posicionamento da patrocinadora em relação ao episódio. Procurada pela reportagem, a gerência de marketing da Brascola, distribuidora da marca Araldite no Brasil, não pôde atender à chamada até o fechamento desta matéria.
A participação no campeonato prejudica ainda o planejamento técnico da equipe para a temporada. “É importantíssimo jogar porque não temos um estadual forte”, lembra Silva. O torneio poderia servir como fase de aperfeiçoamento para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB).