Após a National Basketball League (NBA), liga norte-americana de basquetebol, expulsar Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, por declarações racistas, Adidas e Samsung reativaram o patrocínio ao clube. Ambas haviam suspendido a relação quando tomaram conhecimento dos comentários.
A fornecedora de material esportivo, aliás, voltou com estilo. Na última terça-feira (29), durante a vitória sobre o Golden State Warriors por 113 a 103, a empresa alemã aproveitou para promover uma ação de marketing inédita: substituiu seu logotipo pelo termo “We Are One”, campanha contra o racismo produzida pelo próprio Los Angeles Clippers.
“Ao mesmo tempo em que nosso patrocínio foi reintegrado, substituímos nossos tradicionais anúncios pelo termo ‘We Are One’ e pelo escudo do Clippers para apoiar o clube e os torcedores nesta causa”, explica Lauren Lamkin, da Adidas.
Já a Samsung oficializou seu retorno por meio de comunicado oficial, no qual afirmou “ter orgulho de ser uma parceira próxima da NBA”. Vale lembrar que tanto a fabricante de eletroeletrônicos quanto a corporação especializada em sportswear possuem vínculo com a NBA, e não propriamente com os times.
A declaração de Sterling, entretanto, não interferiu apenas nos aportes de Adidas e Samsung. Quatro patrocinadores, entre eles a locadora de automóveis CarMax e a companhia aérea Virgin America, já encerraram o patrocínio ao Los Angeles Clippers. Outros, por sua vez, somente interromperam temporariamente o investimento na equipe.