Poucos clubes ganharam tantos sócios-torcedores após o lançamento do Movimento por um Futebol Melhor, em janeiro de 2013, quanto a dupla de Belo Horizonte, Atlético Mineiro e Cruzeiro.
Hoje, os dois clubes somam 116 mil sócios-torcedores. Ainda que fiquem atrás da dupla gaúcha, Grêmio e Internacional, o histórico é bem diferente. Em janeiro de 2013, os rivais do sul já tinha cerca de 150 mil associados. Em Minas, o Atlético não chegava a 5 mil, e o Cruzeiro 7 mil.
“A partir do Movimento por um Futebol Melhor, o programa de sócio do Cruzeiro ganhou muito, ficou muito mais forte. Ele foi fundamental para o crescimento”, comentou o diretor comercial do Cruzeiro, Robson Pires.
O dirigente lembra que o clube tem investido em uma série de ações que envolvam o programa de sócio-torcedor e o Movimento por um Futebol Melhor. Em uma delas, o zagueiro Dedé foi apresentado dentro de um supermercado para exibir as possibilidades de desconto.
O clube aposta na tese de que, caso sejam usados os descontos, a mensalidade do programa pode sair de graça para o torcedor. “Isso tem muito apelo”, garantiu Pires.
O Atlético Mineiro também agradece a possibilidade de descontos, ainda que pondere o tamanho de sua influência. “A chegada do Futebol Melhor acrescenta muito ao projeto, mas é impossível mensurar porque no período também teve Libertadores e Copa do Brasil com grandes campanhas do time”, afirmou a diretora de comunicação do clube, Adriana Branco.
Hoje, ambos os times estão entre os dez com mais sócios-torcedores no Brasil. O Cruzeiro já soma 71 mil membros em seu programa, enquanto o Atlético Mineiro possui 44 mil sócios.
Recentemente, a Brahma aproveitou o apelo do Movimento por um Futebol Melhor no Estado para criar uma campanha exclusiva para Minas Gerais. Como o foco nas conquistas recentes de Atlético e Cruzeiro, o vídeo fez a “Corrida pelo Ouro”, convocando os torcedores para se associarem às equipes.