Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 vão custar 476 milhões de libras a menos do que a última previsão. A estimativa foi feita em 2007, dois anos depois de a cidade ter assegurado direito de receber o evento, e é quatro vezes superior ao projeto inicial.
Em 2007, a Autoridade Pública Olímpica brit”nica definiu meta de custo de 9,298 bilhões para os Jogos de 2012. O valor contemplava dois bilhões de libras de margem.
Essa margem não será totalmente utilizada. Os custos de construção e transporte, por exemplo, ficarão na casa de 6,761 bilhões de libras. O resultado é 16 milhões de libras inferior à previsão de 2007.
“Com poucos dias para o início dos Jogos, é fantástico saber que ainda temos 476 milhões de libras desse fundo. Provamos que podemos fazer um grande show para o mundo e que podemos entregar as obras de acordo com previsões de prazo e gastos”, disse Jeremy Hunt, secretário de Estado para Cultura, Mídia e Esportes do Reino Unido.
A parte que não for usada do orçamento de 9,298 bilhões de libras será devolvida aos cofres da União. Haverá uma reserva de 88 milhões de libras para cobrir riscos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Portanto, a “sobra” ficará em torno de 388 milhões de libras.