Pular para o conteúdo

Após pressão popular, marcas assumem custo de tocha olímpica

Patrocinadores irão assumir custo de tocha para condutores Na última semana, os três principais patrocinadores do revezamento da tocha olímpica viveram a primeira minicrise gerada…

Patrocinadores irão assumir custo de tocha para condutores

Na última semana, os três principais patrocinadores do revezamento da tocha olímpica viveram a primeira minicrise gerada pela ação, que começa amanhã em Brasília e vai até o dia 5 de agosto, quando a tocha chega ao estádio do Maracanã para ser acesa na abertura das Olimpíadas-2016.

Depois de o comitê organizador do Rio revelar que o preço da tocha, para o condutor, seria de R$ 1985,19, muitos usaram as redes sociais para pedir às empresas que patrocinam o revezamento para financiar o souvenir.

O problema é que, segundo a Máquina do Esporte apurou, Bradesco, Coca-Cola e Nissan, os três patrocinadores do revezamento, haviam combinado que não bancariam a tocha para os condutores, mesmo antes de o Rio-2016 definir o valor da tocha.

A Coca-Cola, porém, foi a primeira a divulgar que daria o mimo para seus convidados. Em conversa com a reportagem, a assessoria de comunicação da marca afirmou que isso já havia sido definido antes mesmo de o valor ter sido divulgado. Os 2.400 condutores selecionados pela empresa serão agraciados com o mimo.

Pouco depois, o Bradesco também disse sim ao projeto. A última a decidir bancar o custo da tocha foi a Nissan, que no final de semana decidiu assumir o gasto.

Isso deve levar a um aumento de R$ 3,5 milhões aos custos de Olimpíadas dos patrocinadores.

Segundo o Rio-2016, o maior problema do alto valor da tocha é o câmbio desfavorável. Desde que o revezamento começou a ser detalhado ao público, o comitê havia deixado claro que iria repassar o custo da peça para os condutores. Como o pagamento é em dólar, a conversão ficou alta.

A atitude do Rio é diferente da tomada pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, por exemplo. Na Inglaterra, parte do valor da tocha foi absorvido pelo comitê local. O artefato que havia custado £ 495 foi vendido para os condutores por £ 215.

Ao todo, 12 mil pessoas vão conduzir a chama olímpica pelo Brasil nos próximos 95 dias. Os patrocinadores têm direito a cerca de 6 mil indicações. Cada condutor pode comprar a tocha que usou para levar a chama.

A tocha chega amanhã a Brasília, quando inicia o revezamento.

Leia mais:

Pela primeira vez, tocha olímpica ganha conta em rede social

A cem dias do Rio-2016, país vive desafio de fazer Olimpíada ‘pegar’