O ciclista espanhol Alberto Contador, 29, foi punido nesta semana pela Corte de Arbitragem do Esporte (CAS). Flagrado em exame antidoping na Volta da França de 2010, competição em que conquistou o título, ele foi afastado do esporte por dois anos. Entretanto, o Saxo Bank resolveu que não deixará de patrocinar a equipe do atleta.
A equipe de ciclismo que Contador defende já tinha contrato com o Saxo Bank antes de fechar com o espanhol, mas o acordo caminhava para um término. A renovação, em agosto de 2010, foi feita basicamente por causa da presença dele.
Na época, o banco dinamarquês, dono do title sponsor da equipe, anunciou a renovação dizendo que “sabia reconhecer uma oportunidade”. Tudo por causa da contratação de Contador, vencedor da Volta da França em 2007, 2009 e 2010.
Dois meses depois, o doping de Contador em seu último título na Volta da França foi divulgado. Na época, o Saxo Bank já havia se posicionado e dito que isso não afetaria o patrocínio à equipe.
O contrato chegou a ser renovado no ano passado, com validade até o término da temporada 2012. Agora, com a punição a Contador, o banco dinamarquês resolveu ratificar o apoio ao time.
“Isso não muda nada para nós”, resumiu Lars Seier Christensen, co-CEO do banco, em entrevista ao site “MarketingDirecto.com”.
A punição de Contador é retroativa, com validade a partir de 25 de janeiro de 2011, e inclui os cinco meses de suspensão preventiva do espanhol em 2010. Ele poderá voltar às pistas ainda neste ano, portanto, mas perderá os Jogos Olímpicos de Londres.