A Copa do Mundo trouxe mais prejuízos ao país do que benefícios. Quase dois anos após a realização do evento, essa é a percepçãoo do brasileiro em relação ao torneio. Isso é o que aponta pesquisa realizada pelo Ibope/Repucom com homens e mulheres das cinco regiões brasileiras em 142 municípios.
Para 79% dos entrevistados, a Copa trouxe mais prejuízos do que benefícios. Outros 18% acham o contrário, que o Mundial teve mais benefícios do que prejuízos. Para 2%, o torneio não alterou em nada a realidade, e outro 1% não soube responder.
“Precisamos entender que, na realidade, o legado de megaeventos como Copa e Olimpíadas não se limita ao sucesso de sua organização e não termina quando a competição acaba, mas sim começa neste momento”, diz José Colagrossi, diretor do Ibope Repucom.
Segundo o executivo, a pesquisa não consegue dizer se o resultado dentro de campo da seleção afetou nas respostas. Da mesma forma, a atual conjuntura política e econômica não foi considerada no questionamento às pessoas. Mas o resultado deixa um alerta para as Olimpíadas do Rio.
“Uma cidade olímpica de verdade não é só a que hospedou os jogos, mas sim aquela que adotou, em sua plenitude, os ideais olímpicos, construindo uma plataforma de ascensão social e econômica para todos através do esporte”, diz.