A máxima de que o brasileiro prefere seu clube de coração à seleção não se reflete na audiência da TV. Após uma semana de pausa para o início das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o Campeonato Brasileiro voltou às telinhas e teve desempenho muito inferior ao do time dirigido por Dunga.
São Paulo e Rio de Janeiro exibiram o mesmo jogo na última quarta-feira (14): a vitória de 2 a 0 do Fluminense sobre o Tricolor paulista de Rogério Ceni. Em São Paulo, o jogo teve média de 23 pontos, sendo 19 anotados pela Globo e 4 pela Band.
No Rio, o confronto da parte intermediária da tabela ficou com 20 pontos de média: 18 na Globo e 2 na Band.
Um dia antes, a primeira vitória do Brasil nas Eliminatórias para o Mundial da Rússia cravou 30 pontos no Ibope em São Paulo, o melhor desempenho do time dirigido por Dunga na TV desde a Copa do Mundo.
O número representou um aumento de oito pontos – 36% – em relação à mesma faixa de horário nas últimas quatro terças-feiras. O share foi de 48%, o que significa que de todos os televisores ligados em São Paulo, quase metade estavam sintonizados no duelo realizado na Arena Castelão, em Fortaleza.
Já no Rio de Janeiro, a seleção brasileira marcou 29 pontos de audiência e 49% de participação, um crescimento de dois pontos, ou 7%, em relação ao mesmo horário da Globo no mês anterior.
Na primeira rodada, quando o Brasil foi derrotado pelo Chile, a audiência também foi alta: 26 e 27 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. Na ocasião, o jogo foi exibido na faixa da novela das 21h, A Regra do Jogo, e a Globo teve de alterar toda a sua grade noturna para encaixar o calendário da Conmebol.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.