Sem querer, o SporTV conseguiu obter um recorde de audiência com a transmissão da primeira semifinal da Copa Libertadores entre River Plate e Boca Juniors. A partida foi exibida com exclusividade pela emissora do Grupo Globo depois de o Fox Sports optar por transmitir o duelo brasileiro entre Grêmio e Flamengo.
Segundo dados do Ibope, o SporTV teve média de 8,7 pontos de audiência nos domicílios com TV paga, ocupando o segundo lugar geral entre as emissoras (TV aberta e TV fechada), atrás apenas da própria Globo. Entre os canais de TV por assinatura, foi líder, e, entre os canais esportivos, teve participação de 91% da audiência.
Foto: Reprodução / Twitter (@Libertadores)
Os números representam a maior audiência de um jogo de Libertadores sem a presença de times brasileiros em todos os canais da TV paga desde a final da competição no ano passado, que também contou com o clássico argentino. Além disso, reforçam o peso que tem a exclusividade na transmissão para a TV por assinatura.
O Fox Sports, que tem direito à primeira escolha da grade de jogos da Conmebol, optou por transmitir o duelo brasileiro na semifinal, “relegando” para o SporTV o confronto argentino. A mesma coisa acontecerá nos jogos de volta, marcados para 22 e 23 de outubro.
Foi exatamente essa junção entre primeira escolha de jogo e exclusividade na transmissão que fez o Fox Sports bater recorde com os dois duelos entre Grêmio e Palmeiras pelas quartas de final do torneio, até agora as partidas com maior audiência na TV paga brasileira com a transmissão da Libertadores.
Para o SporTV, o jogo exclusivo também ajudou a levar o canal à liderança da TV por assinatura antes do jogo. Na média de audiência das duas horas de pré-jogo (19h30 e 21h30), o canal por assinatura do Grupo Globo também teve 51% de participação entre os canais esportivos.