A empresa de viagens Decolar.com retirou do ar o site “Mundial Decolar”, que atrelava a venda de pacotes turísticos aos Jogos da Copa do Mundo. A atitude foi tomada depois de a reportagem da Máquina do Esporte alertar a Fifa pela promoção feita pela empresa, que feria os direitos da entidade.
A reportagem, publicada no último dia 6 de janeiro, revelava que a Fifa iria notificar a Decolar pelo uso indevido do termo Mundial e também da promoção ser atrelada diretamente aos jogos da Copa do Mundo que acontece no Brasil (leia ao término do texto).
Como a Decolar não tinha acordo com a entidade para realizar a promoção usando a marca do torneio, a Fifa havia decidido notificar a empresa. Agora, uma semana depois de a reportagem ter sido veiculada, a Decolar já retirou do ar o site que fazia a venda dos pacotes.
Esse foi o primeiro caso no Brasil envolvendo a Copa do Mundo no país em que uma empresa teve de retirar uma campanha do ar após seu lançamento. Até então, as marcas vinham sempre tomando cuidado para não caírem nas proibições impostas pela Fifa para proteger as propriedades comerciais da competição.
Leia mais: