Seguindo o exemplo da Premier League, a Liga de Futebol Profissional, da Espanha, decidiu não renovar o contrato de title sponsor do campeonato com o BBVA.
O Campeonato Inglês viu encerrado o acordo com a Barclays com o fim da última temporada. Apesar de ter recebido algumas propostas, a direção da Premier League resolveu reforçar sua própria marca, decidindo não vincular o nome de sua competição ao de alguma empresa.
No Caso do Campeonato Espanhol, depois que o BBVA anunciou que não renovaria contrato, a direção da liga inicialmente pensou em fechar com alguma empresa com perfil mais multinacional. Depois, resolveu não mais vender essa propriedade.
“A Liga não terá title sponsor porque achamos que podemos explorar melhor a marca com vários patrocinadores. A Liga Adelante [segunda divisão espanhola] passará a se chamar Liga 2”, afirmou Javier Tebas, presidente da liga espanhola.
O contrato com o BBVA garantia o pagamento de 23,5 milhões de euros por temporada. Com o patrocínio, o banco tinha o direito de estampar seu logotipo em todos os estádios. A estratégia da liga espanhola deve seguir a linha adotada pela Premier League.
Após a não renovação da Barclays, que era parceira do torneio desde 2001, os dirigentes da liga inglesa decidiram distribuir seis cotas de patrocínio, de empresas de setores diferentes, para obter verba semelhante. Nenhum deles, porém, terá o direito de dar nome à competição. Até o momento, o Campeonato Inglês já vendeu cotas para a própria Barclays, além de Carling, EA Sports, Nike e TAG Heuer.