A Conmebol apresentou, na última sexta-feira (23), uma mudança em relação à Copa América de 2019, que será realizada no Brasil. A Arena Corinthians, que havia pedido para não participar do torneio, substituirá o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, entre os estádios que receberão jogos da competição.
A administração do estádio palmeirense alegou que haveria eventos na data que não poderiam ser cancelados. Uma reportagem do UOL revelou que a WTorre, construtora que administra o Allianz Parque, desistiu de ser sede por não concordar que o estádio seja “envelopado” de outra forma.
Em suas competições, a Conmebol adota uma estratégia parecida com a da Fifa e “esconde” os patrocinadores locais para dar visibilidade apenas aos patrocinadores do torneio organizado pela entidade. Dessa forma, os parceiros do estádio “sumiriam” durante a Copa América. E, por isso, a construtora recuou.
Ainda de acordo com o UOL, a Conmebol foi pega de surpresa com a decisão, já que existia um acordo prévio com a WTorre, no qual a empresa aceitava as condições comerciais. A entidade sul-americana já teria, inclusive, aprontado todo o material de promoção do estádio na Copa América, como folders, banners e até o site.
Em nota, a Conmebol afirmou que a “troca de estádio foi decidida em comum acordo pelas partes, em função de compromissos comerciais assumidos pela gestão da Arena Palmeiras com parceiros e patrocinadores que não puderam ser conciliados com a organização da Copa América”.
Dessa maneira, o estádio do Corinthians receberá o torneio. Em São Paulo, o Morumbi também terá jogos da competição, que será disputada entre 14 de junho e 7 de julho do ano que vem.