O Centro Olímpico de Tênis, arena do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, voltará a sediar um evento esportivo neste domingo. A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) criou o Gigantes da Praia, desafio entre Brasil e Estados Unidos, como forma de comemorar a medalha de ouro da dupla Alison e Bruno Schmidt.
“Várias etapas do Circuito Internacional de vôlei de praia são disputadas em arenas de tênis. Temos a vantagem de não precisar armar uma estrutura provisória. O local está pronto, só precisa de algumas adaptações”, contou Ricardo Trade, o Baka, diretor executivo da CBV, que contou com apoio do Ministério do Esporte para a iniciativa.
O evento terá transmissão da Globo dentro do Esporte Espetacular. Para o desafio, a dupla nacional terá como rivais os norte-americanos Dalhausser e Lucena, que foram superados por Alison/Bruno Schmidt nas quartas de final da Olimpíada do Rio, em agosto.
Para receber o confronto, a arena, que viu o ouro da porto-riquenha Mônica Puig e do britânico Andy Murray, passou por adaptações, como a colocação da areia no piso. Também teve sua capacidade diminuída para 4.000 espectadores, com cobrança de ingressos, o que não é usual em eventos de vôlei de praia no Brasil.
“Colocamos à venda 3.000 entradas e 1.000 foram destinadas a patrocinadores e crianças que fazem parte do programa Viva Vôlei no Rio”, conta Baka, referindo-se ao projeto social de formação de base desenvolvido pela confederação.
A comercialização começou no último sábado e, até o momento, cerca de 1.000 ingressos já foram vendidos. “Esperamos vender os 2.000 restantes até domingo. Se a procura for maior, a gente vai poder abrir mais espaço. Só vai ser necessário rever o planejamento de segurança e assistência médica”, afirmou o dirigente.
Além do apoio de Ministério do Esporte, o evento conta com o patrocínio de Banco do Brasil, Asics, Gol, Delta, Mikasa e Gatorade e parceria com ON Sports, Dolly e Kikos Fitness. Pela Globo entraram como apoiadores Rexona e Nívea Sun.