As arenas que recebem jogos da NBA estão entre as tantas empresas e entidades que podem ter prejuízos caso a temporada de basquete americano seja cancelada. Estima-se que os ginásios podem perder US$ 1 bilhão sem as partidas.
O temor das administrações dos locais é que, sem a NBA, poucas datas poderiam ser preenchidas com algum evento nas arenas. As equipes americanas de basquete chegaram a ganhar US$ 1,1 bilhão em bilheteria na última temporada.
A greve da NBA foi anunciada em junho, depois que a Associação Nacional de Jogadores de Basquete do país não conseguiu acerto com a Liga. O contrato de trabalho imposto pela NBA às franquias chegou ao fim e termos como teto de salário e folha salarial de cada equipe não foram acertados entre as duas instituições.
Ainda não se sabe se a NBA será realizada neste ano. Enquanto o acerto não acontece, jogadores tentam entrar em atividade em outros países. Esse foi o caso do brasileiro Leandrinho, no Flamengo. Um dos maiores astros do torneio, Kobe Bryant, foi outro que chegou a se oferecer para jogar no Brasil.