Após oito anos, a etapa brasileira de ASP World Tour sairá de Florianópolis para retornar ao Rio de Janeiro. Em 2011, a competição acontecerá na capital fluminense com perspectiva de público de 100 mil pessoas, o que seria o maior entre todas as etapas do Mundial.
A etapa brasileira do torneio terá premiação recorde de US$ 500 mil para o vencedor masculino e US$ 120 mil para a vencedora feminina. O patrocinador principal será novamente a Billabong, que terá os direitos de naming right da competição pela segunda vez consecutiva, passando-lhe o nome de Billabong Rio Pro 2011.
O local das provas será, prioritariamente, a Barra da Tijuca, na região oeste do Rio de Janeiro. Caso as ondas não estejam satisfatórias, será usada a Praia do Arpoador.
A organização da etapa carioca está sob a responsabilidade da GEO Eventos, empresa criada pelas organizações Globo e pelo Grupo RBS. O Billabong Pro Rio 2011 passou para a cidade carioca após negociações com o governo do Estado fluminense – os contratos são feitos anualmente.
Para o presidente sul-americano da Billabong, Chris Kypriotis, a justificativa está na relação da metrópole com o esporte: “estamos muito animados com o convite do Governo do Rio, uma cidade que tem em suas origens a cultura do surf brasileiro”.