A temporada 2010/2011 do Novo Basquete Brasil (NBB), pelo menos para o Assis Basket, último colocado, está sendo desastrosa. Após 12 partidas, o clube do interior de São Paulo foi derrotado 12 vezes. Com luzes de emergência acesas, a equipe decidiu abrir mão da receita com bilheterias para vencer os dois últimos jogos do primeiro turno.
A medida, na verdade, representa esforço dobrado para encher o ginásio. Nas últimas duas partidas, foram feitas promoções nas quais um uniforme completo da equipe seria sorteado entre torcedores presentes, caso houvesse mais de seis mil espectadores. A meta não foi atingida, e o Assis perdeu para Franca e Araraquara.
“Estamos colocando inserções em três jornais diários, há locutores das rádios locais avisando que a entrada será franca, e continuamos avisando no Twitter que iremos sortear se passar de seis mil”, explica Marcus Gil, diretor de marketing do Assis Basket. Os meios de comunicação da cidade estão veiculando os anúncios gratuitamente.
A duas partidas do fim do primeiro turno do NBB, a sensação no clube é de que os dois últimos jogos, contra Vila Velha/Garoto/BMG/UVV e Vitória/Cecre, precisam ser vencidos de qualquer maneira. Ambas as equipes estão em baixa no torneio nacional, nas 14ª e 13ª colocações, respectivamente. Falta saber se o público finalmente irá comparecer.