Da fase de grupos até as oitavas de final da Copa, a Nike é a marca que mais “fez gols” – 69 dos 149 gols pró feitos até agora saíram dos pés de atletas que a vestiam – e também a que mais vendeu no Brasil. Nas lojas físicas da Centauro e no comércio eletrônico da Netshoes, a Hypervenom, modelo fabricado pela empresa americana, aparece como mais vendida (embora não seja ela a artilheira).
As listas de mais vendidas foram obtidas com exclusividade pela Máquina do Esporte. Ambas preferem não divulgar volume de chuteiras vendidas e percentual de cada marca sobre o total.
Ranking | Centauro | Netshoes | Gols (modelo) | Gols (marca) |
1 | Hypervenom (Nike) | Hypervenom (Nike) | F50 Adizero: 43 | Nike: 69 |
2 | Mercurial (Nike) | Predator Instinct (Adidas) | Mercurial: 34 | Adidas: 66 |
3 | F50 Adizero/Battle Pack (Adidas) | F50 Adizero (Adidas) | Predator Instinct: 19 | Puma: 8 |
4 | Tiempo (Nike) | 11Pro (Adidas) | Hypervenom: 16 | Mizuno: 3 |
5 | Predator Instinct (Adidas) | Mercurial (Nike) | Magista: 13 | Warrior: 3 |
A Hypervenom, vestida por Neymar, Wayne Rooney, Miroslav Klose e Wesley Sneijder, é líder em vendas nas duas lojas.
Na Centauro, a segunda mais comercializada é a Mercurial, também da Nike, usada por Cristiano Ronaldo e pelo chileno Alexis Sánchez. A terceira é a F50 Adizero, da Adidas, vestida por um time invejável: Messi, Müller, Robben, Van Persie, Benzema, Fred, Luis Suárez e também James Rodríguez, colombiano que vai enfrentar o Brasil.
Na Netshoes, depois da Hypervenom aparece a Predator, da Adidas, que aparece nos pés de Mesut Özil e Di Maria nos campos brasileiros. O terceiro lugar é da F50 Adizero.
Quanto às partidas, não parece haver nenhuma relação entre gols e vendas. Mas é curioso notar que a F50 é a atual artilheira, com 43 gols, seguida pela Mercurial, com 34, e pela Predator Instinct, outro modelo da Adidas, com 19. A Hypervenom, preferida entre os consumidores das duas lojas, está em quarto, com 16 gols.