Mesmo após a vender a Umbro para o grupo Iconic, parece que a Nike continua diminuindo o espaço da marca inglesa no mundo do futebol. Na quinta, a empresa anunciou um acordo com o clube espanhol Athletic Bilbao, um dos grandes expoentes da Umbro no esporte, para a próxima temporada.
O novo acordo entrará em vigor em 1º de julho do ano que vem e durará até 2017. Esta será apenas a quinta marca a figurar no uniforme do clube em 114 anos de história, após as fornecedoras Adidas, Kappa, Marca Athletic (fabricação própria) e Umbro, além do único patrocinador até o momento, Petronor.
A mudança não representará um aumento nos ganhos financeiros da equipe, já que se manterão com a companhia norte-americana os valores do contrato com a Umbro, de 2,6 milhões de euros ao ano.
O Athletic é mais uma das equipes que a Nike “roubou” da Umbro nos últimos meses. Antes da venda da marca inglesa, os principais times patrocinados pela empresa o Manchester City e a seleção da Inglaterra, anunciaram novos acordos com a Nike para os próximos anos.
Rumores da imprensa europeia afirmam que no negócio da venda da Umbro, a companhia estadunidense teria mantido uma cláusula para poder tomar alguns contratos importantes da marca brit”nica no futebol.